Segundo Chiavento a palavra
recompensar significa uma retribuição, premio ou reconhecimento pelos serviços
de alguém, sendo assim um elemento fundamental na condução das pessoas em
termos de retribuição, retroação e reconhecimento da tarefa desempenhada.
Existe a abordagem tradicional que engloba em sua definição o homo economicus,
esquemas, processos rígidos e padronizados entre varias outras definições, já a
abordagem moderna traz uma definição mais atualizada que é de homem complexo, esquemas
flexíveis e baseado em
metas. Recompensar pessoas é valorizar e reconhecer os
funcionários. A abordagem moderna mostra exatamente isso, um modelo de
supervisão com valores variáveis e flexíveis, visando o incentivo às
contribuições das pessoas quanto à lucratividade organizacional. As recompensas
podem ser financeiras (diretas e indiretas) que são aquelas constituídas por pagamento aos
funcionários com bônus, prêmios e comissões; e também tem as
não-financeiras que são por exemplo aquelas ligadas a oportunidades de desenvolvimento, reconhecimento e auto-estima, qualidade de vida no trabalho.
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