Planejamento estratégico de RH
Para definir planejamento
estratégico é preciso entender o processo de seleção dos objetivos de uma
organização, determinar as políticas, programas estratégicos são funções do
planejamento estratégico que visa atingir objetivos específicos. E é bom
lembrar que são os conjunto de informações que orientam os membros das
organizações a tomar as decisões que irão compor o planejamento.
Atualmente se tornou cada vez mais importante a
flexibilidade, as habilidades, competências e atitudes para se posicionar em
situações ambíguas, encontrar soluções eficazes e criativas é uma das
preocupações centrais em todo o mundo. Que hoje é caracterizado por
turbulência, inovações, atitudes empreendedoras, mudanças, conflitos,
comportamento, personalidades também por um crescente grau de interdependência,
complexidade que exigem mudanças de comportamento e adaptações. É
aqui que entra o planejamento estratégico em
Recursos Humanos, uma ferramenta utilizada para auxiliar os gestores.
Para Chiavenato (1999) existe uma
hierarquia do planejamento, que são elementos necessários para execução do
plano de ação:
Base
Informativa dos dados
– busca desenvolver informação na medida certa -
quantidade e qualidade.
Flexibilidade
Flexibilidade
– quanto mais flexível for o plano, menos
é a necessidade de replanejamento. O plano deve comportar variações.
Objetivos
– um plano deve apontar para resultados.
Predominância de Ação
Predominância de Ação
– o planejamento prepara a ação, mas não a substitui.
Tipos de Planejamento:
Superior
Tipos de Planejamento:
Superior
– Estratégico
Intermediário
Intermediário
– Tático
Inferior
Inferior
- Operacional
Para elaborar a formulação da estratégia segundo Chiavenato (1999, p.57), é necessário que o processo de declaração do planejamento tenha como ponto de partida a determinação sistemática de objetivos estratégicos e de estratégias para atingí-los. Os planos estratégicos geralmente de longo prazo, envolvem decisões de alto impacto organizacional e despendem grande volume de recursos na busca dos macrobjetivos da empresa. Entretanto, a formulação estratégica não deve ser confundida com um plano, que é a expressão escrita e sistematizada resultante desse processo, etapa em que se formalizam as declarações em determinado momento. Trata-se, de um processo, de uma seqüência de etapas que permite à organização refletir, discutir e definir seus propósitos e suas estratégias fundamentais.
Portanto é bom lembra que o assunto é
amplo e demanda muito estudo, mas acima disso é uma necessidade das organizações
e aquelas que a adotam são responsáveis por seu próprio comportamento e
desempenho, utilizam o planejamento estratégico como vantagem competitiva no
mercado.
bibliografia CHIAVENATO, I. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: Como agregar talentos à Empresa. São Paulo: Atlas, 1999.
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