Esse assunto foi
muitas vezes pauta nas aulas de Recursos Humanos, principalmente por ser uma
avaliação necessária ocorrida na empresa.
O texto trás ao leitor o conceito de feedback, o melhor
momento o qual ele pode ser executado e alguns pontos fundamentais que precisam
ser considerados, são eles:
1. reflita sobre o momento adequado de
se criticar, a maneira mais adequada de fazer críticas construtivas e a maneira
inteligente de receber e de fazer bom uso delas;
2. Sempre aponto como sendo uma regra
básica para que se tenha resultados positivos é fazer a crítica positiva quando
visa a reforçar o comportamento ou desempenho que está atingindo o padrão
desejado, e negativa quando visa a corrigir e melhorar o comportamento ou
desempenho de baixa qualidade ou insatisfatório. Parece básico, mas muitos
líderes se atrapalham, causando confusão na avaliação do colaborador de sua
situação na empresa, o que é bastante prejudicial.
3. Evite começa falando sobre os
pontos negativos da pessoa, isso a colocará na defensiva e prejudicará o
processo. Busque sempre iniciar de forma amena, para depois intensificar o
assunto
4. Se preocupe com local onde será
realizado o feedback. O mais conveniente seria procurar uma sala, em que não
houvesse o risco de ser ouvido, nem tampouco interrompido
5. Observe como o ouvinte reage às
suas colocações. A expressão facial do colaborador irá orientá-lo se o feedback
está sendo construtivo ou apenas complicando uma situação que poderia ser
contornada sem grandes "atropelos" de comunicação.
6. Não há mal nenhum em se fazer uma
crítica positiva geral ao grupo diante de outras pessoas, pelo contrário, há
nessa atitude consideráveis benefícios.
7. Em uma avaliação 360 o ideal é que
se faça de forma individual e presencial onde você consiga englobar 100% dos
colaboradores, mas nem sempre esta prática é adotada pelas organizações.
8. Seja objetivo nas suas explicações
diante do profissional, evite a opção da dúvida e que expectativas não reais se
formem na cabeça do colaborador.
9. Se prepare para este procedimento
com antecedência e para facilitar o processo de feedback, liste os itens que
você abordará na conversa com o colaborador.
10. Mostre que sempre estará aberto
para trocar ideias, caso a pessoa tenha dificuldades para realizar determinada
atividade.
11. Quem fala também deve estar
preparado a escutar a outra parte. Uma comunicação unilateral não surte os
melhores efeitos. Por isso, esteja pronto para ver o "outro lado da
moeda".
Analisando
estes pontos, podemos levar em consideração que a maioria deles menciona a
cautela de como será realizado esse feedback, pois uma avaliação onde o
entrevistado fica na defensiva não trará resultados vantajosos. Por isso quem
realizar o feedback terá que pensar da melhor maneira possível uma maneira e um
ambiente que proporciona confiança para os "dois lados da moeda".
(Leonardo Fonseca- 825)
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