O mercado esta a cada dia mais competitivo e para se
manter firme no seu mercado de atuação, muitas empresas tem que ser flexível quando
aos seus serviços e produtos prestados. Um exemplo disso é a Coca-Cola, a Coca-Cola
é uma marca de refrigerante com sabor de noz-de-cola pertencente á The
Coca-Cola Company.
A Coca-Cola é uma das marcas mais conhecidas em todo
o mundo este fato se deve pelo fato de que seus anúncios sempre foram muito
penetrantes e influentes, um dos objetivos de Woodruff que comandou a empresa
por 60 anos era o de assegurar que todo mundo do planeta experimentasse a
Coca-Cola e a tornasse uma bebida preferida. Atualmente percebemos que ele
chegou muito perto de seu objetivo.
Na cidade de Parintins, no estado do Amazonas. Há um
evento que tem proporções internacionais, a Festa do Boi Bumbá um festival que
divide a cidade em duas: quem torce para o Garantido (vermelho) e quem torce
para o Caprichoso (azul). O festival tem proporções. Esse festival tem uma
crença tão forte nas pessoas desta cidade, que quem é da torcida do Boi
Caprichoso não comprava a Coca que, por ser vermelha, era associada ao rival.
Por isso a Coca foi perdendo espaço, preenchido pela sua concorrente Pepsi que
tinha a embalagem azul, sendo preferida pela torcida do Caprichoso.
Com receio de perder consumidores a Coca adotou uma
nova embalagem na cor azul. Isso mostra a capacidade de flexibilidade da
empresa, para manter e conquistar seus consumidores.
(Solange Dias-831)
Estar sempre de olho no mercado e na cultura da região é essencial para a empresa que pretende inserir um novo produto, para que este seja bem aceito pelo consumidor. Vania Barbosa -857
ResponderExcluirQue legal. Isso sim é zelar pela satisfação dos clientes, além de atender suas necessidades no âmbito cultural. É interessante notarmos até que ponto chega o comprometimento da Coca.
ResponderExcluirSuper interessante pois mostra de forma bem clara como é forte a cultura da torcida do Boi Caprichoso que deixou de comprar um produto pelo simples fato de ser a cor dos rivais. A coca utilizou de boas estratégias ao proporcionar produtos diferenciados, se adequando a cultura da torcida, evitando assim perder estes consumidores. (Maisa - 827)
ResponderExcluirAs empresas para não perder seus consumidores muitas vezes apelam pelo marketing, fazem pesquisa de mercado analisando as crenças de onde está inserida. Isso mostra também a vontade da empresa em se inovar e ganhar competitividade usando da sua cultura e valores nas crenças externas. Fernanda(845)
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